Descobrindo qual é a operadora de um telefone
24/09/2011 – Há alguns meses a ABR Telecom trocou o captcha por outro bem mais forte. Logo, o site não funciona mais. Se alguém precisar dessa funcionalidade, basta comprar o acesso por meros R$ 4.372,21 mensais.
Desde março de 2009, há no Brasil a portabilidade numérica para telefones fixos e celulares. Isto quer dizer que podemos trocar de operadora de telefonia sem trocar de número. Assim, se outra empresa oferecer um plano mais vantajoso, podemos migrar para ela sem precisar avisar a todos nossos contatos que trocamos de número.
Mas isso também gera um problema: antes, cada operadora tinha uma faixa de números. Na Paraíba, a gente sabia que um celular era da Oi se começasse com 88, da Claro se fosse com 93, etc. Com a portabilidade não dá mais pra saber assim, é preciso consultar o número no site da ABR Telecom.
Até aí tudo bem. Mas eu tenho quase 500 contatos no meu celular, toda vez que eu quiser saber se posso ligar para um número sem ter que pagar minutos extra (tenho bônus pra Oi), vou ter que consultar nessa página? Preciso de uma maneira melhor.
Eu tenho um celular com Android, o Nexus One. De cara, pensei em fazer um aplicativo que consultasse os dados da ABR Telecom e me mostrasse qual é a operadora de cada contato, quem sabe com um ícone ao lado da foto. Não deve ser muito complexo. Mas, quando fui ver, me deparei com o primeiro problema: o CAPTCHA.
CAPTCHA são aquelas letras distorcidas que a gente tem que digitar em alguns sites. Ele serve para evitar que uma pessoa automatize uma determinada tarefa, como tentar logar em um site, criar contas no orkut. Desta forma, ele evita que alguém crie um programa para testar todas as possibilidades de sua senha no GMail, por exemplo. Idealmente, as letras são muito difíceis de um computador detectar, mas fáceis para um humano.
O site da ABR Telecom tem um CAPTCHA. Do jeito que ele está, eu não consigo fazer um programa para checar a operadora dos meus 500 contatos. A não ser que eu consiga quebrar esse CAPTCHA. Hum…
Foi isso que eu fiz (explico em outro post). Não foi difícil, eles usam um CAPTCHA muito simples. Daí nasceu o http://qualeaoperadora.de, um site que tem a mesma funcionalidade que o ABR Telecom (inclusive usa ele por baixo dos panos), mas sem o CAPTCHA. Assim, você pode criar novos softwares e sites usando as informações do meu.
Eu não parei por aí. Além de você poder acessar as informações digitando no site, ou adicionando diretamente o telefone na URL (como em http://qualeaoperadora.de/6132160000), você também pode pegar em dois formatos diferentes: YAML e JSONP. Para o primeiro, basta adicionar .yml ao final (http://qualeaoperadora.de/6132160000.yml); para o segundo, adicione .json (http://qualeaoperadora.de/6132160000.json). Se quiser especificar a função pra callback, também pode fazer http://qualeaoperadora.de/6132160000.json?callback=minhaFuncao. Em JSONP, eu também retorno uma URL para o logotipo da operadora e a UF do Estado.
Ainda não fiz o software para buscar isso no meu Android, nem sei se vou fazer. Mas, com esse site, você mesmo pode fazê-lo. Esteja à vontade, mashups são divertidas. Se fizer algo, não deixe de me avisar
Ah! Se você quiser dar uma olhada no código do http://qualeaoperadora.de, ele é livre e está disponível em http://www.gitorious.com/vitorbaptista/qualeaoperadora-de